"Diálogos com Paulo Freire": 2011/1º!

Neste primeiro semestre de 2011 o blog disponibilizará os instrumentos de pesquisa (mapas/sínteses conceituais, perguntas, glossários, bibliografias), textos, etc. produzidos durante a disciplina optativa "Diálogos com Paulo Freire".
Participe enviando comentários e sugestões!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Polaridades conceituais de Educação com prática da liberdade

Conceitos antitéticos (polaridades) trabalhados por Freire em Educação como prática da liberdade. À esquerda estão os conceitos relacionados à sociedade fechada, à direita os relacionados à sociedade aberta. Lista retirada do texto disponibilizado em pdf “Paulo Freire e a emergência das ideias libertadoras_Saviani”. Esta lista ajuda a sistematizar a argumentação de Freire nos capítulos 1 e 2.

Contatos x relações (o homem é um ser de relões e não só de contato),
Estar no mundo x estar com o mundo (o homem não apenas está no mundo, mas com o mundo, o que implica sua abertura à realidade);
Domesticação x libertação;
Viver x existir;
Acomodação, ajustamento, adaptação x integração,
Fechado x aberto (a sociedade brasileira encontrava-se em trânsito da condição de fechada para aberta);
gido x plástico;
Reflexo x reflexivo;
Funções instintivas e emocionais x funções intelectuais;
Gregário x cooperativo;
Rinocerôntico x parentético (alusão à peça de Ionesco, Os rinocerontes, por meio de Guerreiro Ramos);
Imerso x ernerso:
Mudança x trânsito (se todo trânsito é mudança, nem toda mudança é trânsito);
Sociedade fechada x sociedade em trânsito;
Sociedade em trânsito x sociedade aberta;
Acomodado, domesticado x criticizado:
Estar no trânsito x ser do trânsito (estar no trânsito, sem ser dele x estar nele, sendo dele);
Elite superposta x elite integrada;
Sociedade heterogeneamente aberta x sociedade homogeneamente aberta;
Esmagar (o oponente) x convencer, converter;
Sectário x radical;
Massa x povo;
Otimismo ingênuo (idealista) x otimismo crítico;
Autodesvalia x autoconfiança,
Receitas x projetos;
Sectarização x "democratizaçâo fundamental" [radicalização];
Assistir x participar;
Tomada de consciência x conscientização
Para o povo e sobre o povo x com o povo;
Antidiálogo (mutismo e passividade) x diálogo;
Intelectualmente x vivencialmente;
Engodo, medo, força x educação,
Consciência intransitiva x consciência transitiva;
Consciência transitivo-ingênua x consciência transitivo-crítica;
Consciência fanática x consciência crítica;
Explicações mágicas x princípios causais:
Polêmica x diálogo;
Formas de vida mudas, quietas e discursivas x formas de vida permeáveis, interrogadoras, inquietas e dialogais,
Consciência predominantemente intransitiva x consciência predominantemente transitivo-ingênua;
Consciência predominantemente transitivo-ingênua x consciência predominantemente transitivo-crítica;
Transitividade fanática x transitividade ctica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Contador de visitas

Contador de visitas

Total de visualizações de página