"Diálogos com Paulo Freire": 2011/1º!

Neste primeiro semestre de 2011 o blog disponibilizará os instrumentos de pesquisa (mapas/sínteses conceituais, perguntas, glossários, bibliografias), textos, etc. produzidos durante a disciplina optativa "Diálogos com Paulo Freire".
Participe enviando comentários e sugestões!

2º ciclo: Paulo Freire (2010/2º)

Neste 2º ciclo abordaremos o livro Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire. Ao final será produzida, em conjunto, uma vídeo-aula. O Laboratório, de 32h, divide-se em duas partes: 16h presenciais e 16h não-presenciais.

Número de vagas: 12
Cronograma: quinzenalmente às terças, de 17/8 a 23/11
Horário: 16 às 18h
Local: NEPPCOM/FaE/UFMG, sala 1555
Coordenador: Prof. Ms. Rodrigo Marcos de Jesus/coord. NEPPCOM
Inscrições: de 2 a 13/8 (ou até preencherem-se as vagas). Via e-mail neppcom@yahoo.com.br   (solicitar ficha de inscrição)
Informações: neppcom@yahoo.com.br 

CRONOGRAMA (16h presenciais):
Dia 17/8: Introdução ao contexto brasileiro dos anos 1950-60. Planejamento.
Dia 31/8: Capítulo 1 “A sociedade brasileira em transição”
Dia 14/9: Capítulo 2 “Sociedade fechada e inexperiência democrática”
Dia 28/9: Capítulo 3 “Educação versus Massificação”
Dia 5/10: Capítulo 4 “Educação e conscientização” e Apêndice
Dia 19/10: Síntese das discussões.
Dia 9/10: Elaboração de vídeo-aula.
Dia 23/10: Finalização de vídeo-aula. Encerramento.

OBS: As horas não-presenciais (16h) são reservadas ao estudo individual e à elaboração de materiais de pesquisa (mapa conceitual, perguntas, glossários, etc).


DINÂMICA:
Antes de cada encontro é imprescindível a leitura prévia dos textos indicados.
O cronograma compreende dois tipos de encontros/reuniões:
a) para estudo e discussão em grupo de cada capítulo do texto-base;
b) para elaboração em grupo de vídeo-aula.
            Para cada encontro de estudo e discussão da Educação como prática da liberdade serão elaborados pelos participantes os seguintes instrumentos de pesquisa:
1) mapa conceitual do texto;
2) perguntas de esclarecimento e/ou de crítica-interpretação sobre o texto.
Os participantes se revezarão na elaboração desses instrumentos. Sendo, evidentemente, orientados pelo coordenador.
Neste blog será disponibilizado a agenda e os relatórios dos encontros; os instrumentos de pesquisa criados; a vídeo-aula e demais materiais úteis às investigações do grupo (vídeos, textos, links, etc). 


NOVA TURMA
Com a intenção de atender a grande procura pelo Laboratório uma nova turma foi aberta neste semestre (mesmo assim nem todas as pessoas que solicitaram inscrição puderam ser contempladas). Ela funcionará às segundas, de 16 às 18h. Seguirá a mesma dinâmica acima descrita. As pessoas que integram essa turma foram selecionadas a partir do "cadastro de reserva", obedecendo a ordem das inscrições. Abaixo detalhado o cronograma da nova turma.

CRONOGRAMA (16h presenciais):
Dia 23/8: Introdução ao contexto brasileiro dos anos 1950-60. Planejamento.
Dia 30/8: Capítulo 1 “A sociedade brasileira em transição”
Dia 13/9: Capítulo 2 “Sociedade fechada e inexperiência democrática”
Dia 27/9: Capítulo 3 “Educação versus Massificação”
Dia 4/10: Capítulo 4 “Educação e conscientização” e Apêndice
Dia 18/10: Síntese das discussões.
Dia 8/11: Elaboração de vídeo-aula.
Dia 22/11: Finalização de vídeo-aula. Encerramento. 

GRUPO DE SEGUNDA
Ana Cecília Oliveira (estudante pedagogia); Andréia Luciane (coordenadora MOVA/MG); Eugênio Magno (mestre artes visuais – cinema); Flávia Assis (professora de história); Josiane Freitas (estudante letras); Lauina Tatiane (professora de filosofia); Maria Aparecida (professora de história); Sãozinha (mestre geografia humana; Recid); Suryam Guimarães (estudante pedagogia)

RELATOS GRUPO DE SEGUNDA

1ª reunião: GRUPO DE SEGUNDA (dia 23/8)
Apresentação dos objetivos do Laboratório. Apresentação d@s participantes. Discussão inicial sobre o contexto histórico e teórico da obra “Educação como prática da liberdade”. Divisão das tarefas para a próxima reunião: a) mapa conceitual do capítulo 1 – Rodrigo; b) perguntas sobre o capítulo 1 – Suryam.
Sugestão para próximo encontro: estabelecermos antecipadamente quem ficará responsável pelos mapas conceituais e perguntas dos próximos capítulos.

Observação 1: ATENÇÃO: O SEGUNDO ENCONTRO SERÁ JÁ NA PRÓXIMA SEMANA, DIA 30/8.

Observação 2: tod@s podem fazer seus próprios mapas e perguntas e disponibilizá-los neste blog (seja no campo “comentário” ou enviando e-mail para o grupo).  

Sugestões de estudo:
i) Confira na postagem “Pontos para orientar análise do texto” (dia 22/3/2010) dicas para uma investigação sistemática de um texto.
ii) E na postagem “Três momentos do pensamento freireano: quadro comparativo” (dia 23/3/2010) um esquema indicativo dos contextos e conceitos principais de Paulo Freire ao longo de sua obra.
iii) Veja também na página “ISEB: verbete” um pequeno artigo sobre o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), instituição que influenciou a visão de Freire sobre a realidade brasileira das décadas de 1950-60.

Tod@s são convidad@s a construir este blog indicando leituras, vídeos, músicas e demais materiais de estudo. Além de propor questões e temas para discussão.

PS: fique atent@ ao relato de seu grupo, pois haverá postagens com relatos de reunião de dois grupos distintos (o grupo de terça e o grupo de segunda).

2ª reunião: GRUPO DE SEGUNDA (dia 30/8)
Discussão do capítulo 1 “A sociedade brasileira em transição”. Apresentação do mapa conceitual do capítulo e das perguntas (mapa e perguntas serão disponibilizados em outra postagem). O debate perpassou vários temas do texto (como por exemplo, a questão do assistencialismo) e para além do texto (a mídia hoje). Faltou discutir mais os níveis de consciência abordados por Freire: intransitividade, transitividade-ingênua, transitividade-crítica e consciência fanatizada. O próximo encontro (dia 13/9), no qual será debatido o capítulo 2 “Sociedade fechada e inexperiência democrática”, permitirá retomar os assuntos pouco explorados.
O mapa conceitual do capítulo 2 ficou sob responsabilidade de Maria Aparecida e as perguntas serão de Sãozinha.

Sugestão: o texto em pdf “Psicología de la Democracia e de la Dictadura_Barbu” é uma boa bibliografia suplementar para o capítulo 2.

Atenção: Não deixem de votar na enquete do blog “Qual o centro do processo pedagógico para Paulo Freire?”.

3ª reunião: GRUPO DE SEGUNDA (dia 13/9)
Discussão do capítulo 2 “Sociedade fechada e inexperiência democrática”. Vários temas foram debatidos, perpassando o texto e indo além dele. Alguns destaques: a análise de Freire sobre o passado colonial brasileiro; crítica a aspectos ingênuos da leitura freireana da “rachadura” na sociedade fechada; o aspecto individual do processo pedagógico; a relação micro e macro-social na educação; a arte na educação; comparação entre trechos dos livros “Educação e atualidade brasileira” (1959) e “Educação como prática da liberdade” (1965); os níveis de consciência; as ideias de Zevedei Barbu trabalhadas por Freire; a questão da “modernização conservadora” no Brasil, dentre outros.
Para o próximo encontro (dia 27/9), Josiane fará o mapa conceitual e Eugênio, as perguntas.

Sugestão de leitura suplementar para o capítulo 3: “O personalismo_Mounier” (texto enviado por e-mail). Confira também os verbetes “pessoa” e “personalismo”  na página “Correntes de pensamento, autores e conceitos: verbetes”.

PS: ficou acordado que o encontro do dia 18 de outubro será transferido para o dia 25 de outubro.

4ª reunião: GRUPO DE SEGUNDA (dia 27/9)
Discussão do capítulo 3 “Educação versus Massificação”. Partiu-se do mapa conceitual de Josiane, depois acrescentado pelas perguntas de Eugênio. Debateu-se a relação entre educação crítica e fase de transição; a explicitação da crítica de Freire à massificação e suas propostas a favor de uma educação criticizadora; a importância do ISEB e seu legado; a definição de racionalidade em Freire; o papel das classes sociais no contexto pré-golpe e no Brasil atual; dentre outros assuntos.
O mapa conceitual do próximo encontro será de Lauina. As perguntas de Ana Cecília.

Sugestão de leitura: comparar o capítulo 4 “Educação e Conscientização” com o capítulo 3 “A dialogicidade, essência da educação como prática da liberdade” de Pedagogia do Oprimido.

5ª reunião: GRUPO DE SEGUNDA (dia 4/10)
Discussão do capítulo 4 “Educação e Conscientização” e do Apêndice. Debateu-se a partir das considerações de cada participante. Alguns temas discutidos: a relação entre o educador e o político em Freire; a instrumentalidade da pedagogia (uma pedagogia para a transformação do mundo); ação cultural e globalização; a questão da propaganda; a concepção epistemológica que sustenta o método; as características do método de alfabetização; dentre outros.
No próximo encontro (dia 25/10) será feita uma sistematização do livro. Rodrigo apresentará um esquema geral da obra e tod@s trarão suas dúvidas e reflexões sobre o livro.

Indicação para a próxima reunião: texto “Educação e processo de mudança social” (Paulo Freire). Este texto foi enviado em pdf no início do laboratório. Mesmo que não seja possível lê-lo, tragam uma cópia, pois ajudará na sistematização.

PENDÊNCIA: no encontro do dia 25 será preciso definir o que faremos nas duas últimas reuniões. A sugestão inicial era a criação de um vídeo. Outras sugestões: a) debater e elaborar algo a partir de um vídeo (ex: “Intervozes”, que trata da mídia); b) discutir outros textos de Paulo Freire, posteriores à Educação como prática da liberdade (ex: trechos de Pedagogia do oprimido, Cartas à Cristina, Pedagogia da autonomia, etc.). Estamos abertos a outras propostas.

6ª reunião: GRUPO DE SEGUNDA (dia 25/10)
Sistematização das discussões anteriores. Apresentação de esquemas sobre os aspectos gerais do pensamento de Freire e de sua elaboração histórico-temática. Definição do prosseguimento das atividades. Estabeleceu-se que ao final do Laboratório elaboraremos um vídeo a partir de uma experiência do projeto MOVA. Para isso, selecionaremos imagens e textos. Andréia recolherá as imagens e todos nós, os textos. O vídeo será finalizado no último encontro.
Nosso próximo encontro será dia 8/11. Discutiremos trechos de algumas obras de Freire (Pedagogia do oprimido, Cartas à Guiné-Bissau, Pedagogia da autonomia, Cartas a Cristina). Quase todos os textos foram enviados por e-mail (com exceção de Cartas a Cristina) e também estão disponíveis no NEPPCOM para xerox.

7ª reunião: GRUPO DE SEGUNDA (dia 8/11)
Discussão de trechos das obras de Freire. Num primeiro momento, se debateu principalmente os trechos selecionados de Pedagogia do oprimido e Cartas à Guiné-Bissau. Posteriormente discutiu-se o roteiro do vídeo.
A próxima reunião, dia 22/11, será a última deste Laboratório. Faremos basicamente duas coisas: a) discussão dos textos de Freire “Ensinar exige reconhecer que a educação é uma forma de intervenção no mundo” e “15ª carta: O processo de libertação”; b) análise do vídeo.  

8ª reunião: GRUPO DE SEGUNDA (dia 22/11)
Discutiu-se o vídeo elaborado no Laboratório que trata de uma das experiências do MOVA. Colheu-se as sugestões de modificação do vídeo, que será reformulado e disponibilizado aqui no blog. Também se debateu alguns textos de Freire, sobretudo a 15ª carta (O processo de libertação) do livro "Cartas a Cristina".
Com esta reunião finalizou-se o 2º ciclo do Laboratório Pensadores da Educação. No próximo semestre a intenção é continuar as atividades, num novo ciclo que poderá abarcar outro autor (provavelmente Edgar Morin) ou tratar de outro livro de Freire (talvez "Pedagogia da esperança" ou "Pedagogia da autonomia").



GRUPO DE TERÇA
Barbara Viggiano (estudante de música); Carlos Eduardo de Aguiar (enfermeiro, professor, pós-graduando); Consuelo Aleixo (estudante pedagogia); Deborah Furtado (estudante de música); Eliane Alves (geógrafa); Eliane Dantas (jornalista); Luana Campos e Silva (formada em turismo e pós-graduanda); Míriam Zadorosny (psicóloga)

RELATOS GRUPO DE TERÇA

1ª reunião: GRUPO DE TERÇA (dia 17/8)
Apresentação dos objetivos do Laboratório. Apresentação d@s participantes. Discussão inicial sobre o contexto histórico e teórico da obra “Educação como prática da liberdade”. Divisão das tarefas para a próxima reunião: a) mapa conceitual do capítulo 1 – Eliane Alves; b) perguntas sobre o capítulo 1 – Bárbara.

Observação: tod@s podem fazer seus próprios mapas e perguntas e disponibilizá-los neste blog (seja no campo “comentário” ou enviando e-mail para o grupo).   

Sugestões de estudo:
i) Confira na postagem “Pontos para orientar análise do texto” (dia 22/3/2010) dicas para uma investigação sistemática de um texto.
ii) E na postagem “Três momentos do pensamento freireano: quadro comparativo” (dia 23/3/2010) um esquema indicativo dos contextos e conceitos principais de Paulo Freire ao longo de sua obra.
iii) Veja também na página “ISEB: verbete” um pequeno artigo sobre o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), instituição que influenciou a visão de Freire sobre a realidade brasileira das décadas de 1950-60.

Tod@s são convidad@s a construir este blog indicando leituras, vídeos, músicas e demais materiais de estudo. Além de propor questões e temas para discussão.

PS: fique atent@ ao relato de seu grupo, pois haverá postagens com relatos de reunião de dois grupos distintos (o grupo de terça e o grupo de segunda).

2ª reunião: GRUPO DE TERÇA (dia 31/8)
Discussão do capítulo 1 “A sociedade brasileira em transição”. Apresentação do mapa conceitual do capítulo e das perguntas (mapa e perguntas serão disponibilizados em outra postagem). O debate perpassou vários temas do texto (como por exemplo, a tipologia de sociedades; o significado de “crítico”; o conceito de democracia) e para além do texto (a mídia hoje; se estaríamos vivendo atualmente um tempo de transição). Faltou discutir mais alguns temas como assistencialismo. O próximo encontro (dia 14/9), no qual será debatido o capítulo 2 “Sociedade fechada e inexperiência democrática”, permitirá retomar os assuntos pouco explorados.
O mapa conceitual do capítulo 2 ficou sob responsabilidade de Eliane Dantas e as perguntas serão de Deborah.

Sugestão: o texto em pdf “Psicología de la Democracia e de la Dictadura_Barbu” é uma boa bibliografia suplementar para o capítulo 2.

ATENÇÃO: Não deixem de votar na enquete do blog “Qual o centro do processo pedagógico para Paulo Freire?”.

3ª reunião: GRUPO DE TERÇA (dia 14/9)
Discussão do capítulo 2 “Sociedade fechada e inexperiência democrática”. Apresentação do mapa conceitual elaborado por Eliane Dantas. Debate de algumas inquietações/perguntas de Deborah. O diálogo perpassou uma variedade de assuntos. Alguns destaques: a concepção de democracia em Freire; a presença da tradição colonial e do Estado tutelar ainda hoje; comparação entre a interpretação sobre o Brasil de Freire e de Sérgio Buarque de Holanda; níveis de consciência e educação; comparação entre o otimismo de “Educação e atualidade brasileira” (1959) e “Educação como prática da liberdade” (1965); política e decisão; povo incorporado a um sistema de poder estabelecido; dentre outros temas.
Para o próximo encontro (dia 28/9), Denílson fará o mapa conceitual e Míriam, as perguntas.

Para interagir: confira as boas inquietações/perguntas de Deborah na postagem “Perguntas sobre o capítulo 2” e faça comentários.

Sugestão de leitura suplementar para o capítulo 3: “O personalismo_Mounier” (texto enviado por e-mail). Confira também os verbetes “pessoa” e “personalismo”  na página “Correntes de pensamento, autores e conceitos: verbetes”.

PS: ficou acordado que o encontro do dia 19 de outubro será transferido para o dia 26 de outubro.

4ª reunião: GRUPO DE TERÇA (DIA 28/9)
Discussão do capítulo 3 “Educação versus Massificação”. Discutiu-se as perguntas feitas por Míriam. Alguns temas debatidos: a relação entre Freire e o personalismo; se a visão do educador sobre a história brasileira era ou não etapista; a distinção entre verbalismo e teoria e entre rebelião e inserção popular; a concepção de desenvolvimento; a ausência de referência às revoltas populares (ex: Canudos) na análise freireana do Brasil; a pesquisa como princípio pedagógico; dentre outros.
O mapa conceitual do capítulo 4 será elaborado por Carlos. As perguntas por Barbara.

Sugestão de leitura: comparar o capítulo 4 “Educação e Conscientização” com o capítulo 3 “A dialogicidade, essência da educação como prática da liberdade” de Pedagogia do Oprimido.

5ª reunião: GRUPO DE TERÇA (dia 5/10)
Discussão do capítulo 4 “Educação e Conscientização” e do Apêndice. Começou-se com algumas perguntas elaboradas por Barbara, depois as intercalando com o mapa conceitual de Carlos. Alguns temas debatidos: democratização da cultura e escola atual; diálogo e condições/formação antidialógica; autoridade e autoritarismo; relação entre técnica, humanismo e política; currículo e democratização; método e situações existências; relação entre alfabetização, conscientização e politização; dentre outros.
No próximo encontro (dia 26/10) será feita uma sistematização do livro. Rodrigo apresentará um esquema geral da obra e tod@s trarão suas dúvidas e reflexões sobre o livro (inclusive as perguntas elaboradas e não debatidas nos encontros passados).

Indicação para a próxima reunião: texto “Educação e processo de mudança social” (Paulo Freire). Este texto foi enviado em pdf no início do laboratório. Mesmo que não seja possível lê-lo, tragam uma cópia, pois ajudará na sistematização.

PENDÊNCIA: no encontro do dia 26 será preciso definir o que faremos nas duas últimas reuniões. A sugestão inicial era a criação de um vídeo. Outra sugestão: discutir outros textos de Paulo Freire, posteriores à Educação como prática da liberdade (ex: trechos de Pedagogia do oprimido, Cartas à Cristina, Pedagogia da autonomia, etc.). Estamos abertos a outras propostas.

6ª reunião: GRUPO DE TERÇA (dia 26/10)
Sistematização das discussões anteriores. Apresentação de esquemas sobre os aspectos gerais do pensamento de Freire e de sua elaboração histórico-temática. Definição do prosseguimento das atividades. Estabeleceu-se que nos próximos dois encontros serão realizadas discussões sobre trechos de algumas obras de Freire.
O próximo encontro será dia 9/11. Discutiremos trechos da Pedagogia do oprimido e de Cartas à Guiné-Bissau. Os textos foram enviados por e-mail e também estão disponíveis para xerox no NEPPCOM.

7ª reunião: GRUPO DE TERÇA (dia 9/11)
Discussão de trechos das obras de Freire. Debateu-se os trechos selecionados de Pedagogia do oprimido e Cartas à Guiné-Bissau.
A próxima reunião, dia 23/11, será a última deste Laboratório. Discutiremos os textos de Freire “Ensinar exige reconhecer que a educação é uma forma de intervenção no mundo” (do livro Pedagogia da autonomia) e “15ª carta: O processo de libertação” (do livro Cartas a Cristina). Ambos os textos serão enviados por e-mail. 

8ª reunião: GRUPO DE TERÇA (dia 23/11)
Discutiu-se principalmente o texto de Freire “Ensinar exige reconhecer que a educação é uma forma de intervenção no mundo” (do livro Pedagogia da autonomia) e um pequeno esquema sobre educação bancária e educação problematizadora.
Com esta reunião finalizou-se o 2º ciclo do Laboratório Pensadores da Educação. No próximo semestre a intenção é continuar as atividades, num novo ciclo que poderá abarcar outro autor (provavelmente Edgar Morin) ou tratar de outro livro de Freire (talvez "Pedagogia da esperança" ou "Pedagogia da autonomia").



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