"Diálogos com Paulo Freire": 2011/1º!

Neste primeiro semestre de 2011 o blog disponibilizará os instrumentos de pesquisa (mapas/sínteses conceituais, perguntas, glossários, bibliografias), textos, etc. produzidos durante a disciplina optativa "Diálogos com Paulo Freire".
Participe enviando comentários e sugestões!

Disciplina: ementa


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FAE
Curso de Graduação em Pedagogia – 1º semestre de 2011
Disciplina: Diálogos com Paulo Freire
Código/turma: CAE011/010
Dia/horário: quinta, 19 às 22:10h
Carga horária: 60 horas
Responsável: Profa. Conceição Clarete Xavier Travalha (Teca) e NEPPCOM

EMENTA:
Estudo do pensamento freireano. Análise de seus conceitos e desenvolvimentos. Relação entre Paulo Freire e outros pensadores da educação. Apresentação de práticas fundamentadas e/ou inspiradas na pedagogia freireana.

UNIDADES
1 – PAULO FREIRE: dados biográficos
2- A obra de Paulo Freire
2.1 – Educação como prática da liberdade;
2.2 – Pedagogia do Oprimido;
2.3 – Pedagogia da Esperança;
2.4 – Pedagogia da autonomia
3 – Freire e os pensadores da Educação
3.1 – Edgar Morin
3.2 – Makarenko
3.3 - Vygotsky

CRONOGRAMA:
Março
17: Apresentação do curso. Introdução geral a Paulo Freire. Distribuição de tarefas.
24: Educação como prática da liberdade (Esclarecimento; cap. 4 “Educação e Conscientização”; Apêndice)
31: Pedagogia do oprimido (Primeiras palavras; cap. 2 “A concepção bancária de educação como instrumento da opressão”)

Abril
7: Pedagogia da esperança (Primeiras palavras; p. 51-82; 205-207; 225-229)
14: Pedagogia da autonomia (Primeiras palavras; cap.1 [todo]; cap. 3 tópicos 3.4, 3.7)
28: Síntese das discussões anteriores (vídeo “Paulo Freire contemporâneo”)

Maio
5: Paulo Freire e Edgar Morin (Walter Ude) 
12: Paulo Freire e Makarenko (Walter Ude e Adilene Quaresma)
19: Paulo Freire e Vygotsky (Teca)
26: (Valéria)

Junho
2: MOVA-MG (Andréia)
9: (Virgilene)
16: Vídeo “Orquestra dos meninos”
30: (em aberto)

Julho
7: Encerramento


AVALIAÇÃO
a)      Estudo dos textos de Freire (4 grupos: 40 pts.)
Mapa ou síntese conceitual; glossário; perguntas; bibliografia complementar
b)      Sugestões de práticas (4 grupos: 40 pts.)
c)      Participação (individual: 10 pts.)
d)     Auto-avaliação (10pts.)

BIBLIOGRAFIA INICIAL:

Livros de Paulo Freire

Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra (várias edições)
Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (preferencialmente edições mais recentes)
Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra (várias edições)
Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra (várias edições)


Biografia

FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2006.

Textos de comentadores

JESUS, Rodrigo Marcos de. Compreender Paulo Freire: convite aos/às estudantes. In: _____ e XAVIER, Conceição Clarete (orgs.). Educação, Cultura e Complexidade: diálogos Brasil-Cuba. Belo Horizonte: Argvmentvm Editora, 2010, p. 117-39.
SCOCUGLIA, Alfonso Celso. História das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1999.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
ZITKOSKI, Jaime J. Paulo Freire e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

* Cf. ainda os vários livros e artigos de Moacir Gadotti, José Eustáquio Romão, Celso de Rui Beisiegel, Carlos Alberto Torres, Carlos Rodrigues Brandão e outros.

Livros de críticos

MAYER, Rui C. Letras canibais: um escrito de crítica ao humanismo em educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PAIVA, Vanilda. Paulo Freire e o nacionalismo-desenvolvimentista. São Paulo: Graal, 2000.
TORRES, Carlos A. Leitura crítica de Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1981.

Paulo Freire na história do pensamento

JESUS, Rodrigo Marcos de. Cristianismo Libertador: religião e política em Leonardo Boff. São Paulo: Loyola, 2010 (Cap. 1 – Do desenvolvimento à libertação: emergência de uma nova consciência).
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed., rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2008.
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.

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