"Diálogos com Paulo Freire": 2011/1º!

Neste primeiro semestre de 2011 o blog disponibilizará os instrumentos de pesquisa (mapas/sínteses conceituais, perguntas, glossários, bibliografias), textos, etc. produzidos durante a disciplina optativa "Diálogos com Paulo Freire".
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sábado, 28 de agosto de 2010

Bibliografia para aprofundamento: Textos disponíveis em pdf.

Abaixo lista e pequeno resumo dos textos já disponíveis em pdf. Esta é uma bibliografia inicial para aprofundar o estudo do contexto histórico e teórico de Educação como prática da liberdade. Outros textos serão oportunamente disponibilizados.

OBS: todos os textos listados podem ser solicitados via e-mail.

- O Conflito ideológico brasileiro dos anos 60_Ana Freire
Trata-se do capítulo 5 da biografia escrita por Ana Freire Paulo Freire: uma história de vida (Indaiatuba, Villa das Letras, 2006). Retrata as posições políticas e ideológicas dos anos pré-Golpe de 1964 através dos debates na imprensa da época. Permite compreender o clima político daquele período.

- Consciência ingênua e consciência crítica_Álvaro Vieira Pinto
Trecho do livro de Vieira Pinto Consciência e Realidade Nacional (1960). Nesta parte o filósofo faz uma primeira caracterização geral da consciência ingênua e da consciência crítica. Aponta como essas formas de consciência são distribuídas na sociedade. Álvaro (e o ISEB) foi uma das mais importantes influências teóricas de Freire, sobretudo na análise sócio-política da realidade brasileira pré-Golpe de 1964 e na conceituação das modalidades de consciência (intransitiva, transitiva) do educador. 

- Conscientização e libertação_Paulo Freire
Entrevista retirada do livro de Freire Ação cultural para liberdade e outros escritos. Nessa entrevista de 1973 o educador esclarece os conceitos de conscientização e libertação e faz uma autocrítica dos seus primeiros escritos (como, por exemplo, Educação como prática da liberdade). Bom texto para analisar as mudanças e continuidades no pensamento de Freire após a publicação de Pedagogia do oprimido.

- Correntes do pensamento econômico brasileiro_quadro comparativo
Quadro comparativo das principais ideias econômicas em disputa no Brasil entre meados dos anos 1950 e início dos 1960. Permite uma visão geral das grandes tendências do pensamento econômico da época: neoliberais, desenvolvimentistas, socialistas, Ignácio Rangel. O ISEB e Paulo Freire possuíam na esfera econômica uma perspectiva desenvolvimentista-nacionalista. Este quadro foi retirado do livro de Ricardo Bielschowsky Pensamento Econômico Brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo (1930-64). 4 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

- Educação e processo de mudança social_Paulo Freire
Capítulo do livro de Freire Educação e Mudança (1976). Texto curto, excelente síntese das principais ideias do autor. Apresenta sua concepção de ser humano, de sociedade, de pedagogia e uma conceituação das formas de consciência. Uma muito boa introdução ao pensamento freireano feita pelo próprio educador.   

- ISEB_Alzira Abreu
Texto muito bom. Faz uma apresentação geral do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB): sua história, suas fases e principais ideias. O ISEB foi uma importante entidade que entre os anos 1956-64 debateu a questão do desenvolvimento, do nacionalismo e da alienação cultural. Marcou profundamente a visão de Freire sobre a realidade brasileira da época. Este texto é um capítulo do livro organizado por Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis. Nacionalismo e reformismo radical: (1945-1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007 (coleção As esquerdas no Brasil, vol. 2).

- Lista de citações das obras de Freire
Lista de todos os autores e obras citadas por Paulo Freire em cada um de seus livros individuais. Essa relação foi elaborada por Ana Freire no livro Paulo Freire: uma história de vida (Indaiatuba, Villa das Letras, 2006). Através dela é possível perceber como o educador vai incorporando ao longo de sua produção determinadas análises (como, por exemplo, o marxismo).

- Paulo Freire e emergência das ideias libertadoras_Saviani
Trecho da obra de Dermeval Saviani História das Ideias Pedagógicas no Brasil (2 ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2008). Situa o lugar de Freire na história da pedagogia brasileira discutindo sobretudo as obras do educador dos anos 1950-80. Este texto faz uma boa apresentação das ideias de Freire em Educação como prática da liberdade.

- O Personalismo_Mounier
Seleção de capítulos da obra de Emmanuel Mounier O personalismo (1950). São selecionados os capítulos I (A existência incorporada), II (A comunicação), V (Liberdade com condições), VII (O compromisso). O personalismo é uma corrente filosófica surgida na França no período do entre-guerras. De cunho humanista e inspiração cristã tem como centro de reflexão a pessoa, evitando assim a redução do ser humano ao indivíduo ou ao coletivo. Essa reflexão influenciou grande parte do cristianismo progressista brasileiro, seja no clero, seja entre os leigos. Paulo Freire apresenta clara marca personalista quando, por exemplo, discute a questão da massificação.

- Progressão do pensamento de Freire_Scocuglia
Este artigo procura compreender o desenvolvimento do pensamento de Paulo Freire partindo do binômio educação-política. Apresenta uma leitura de toda a obra freireana destacando suas mudanças, a dialética de sua progressão. Bom trabalho para uma visão geral do pensamento de Freire. O artigo é uma reelaboração das teses defendidas pelo autor no seu livro A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas (Editora Universitária – UFPB, 1999).

-  Psicología de la democracia y de la dictadura_Barbu
Introdução e capítulo I (La forma democrática de vida) do livro de Zevedei Barbu Psicología de la democracia y de la dictadura (tradução argentina do original inglês Democracy and dictatorship: Their psycology and patterns of life, 1956). O psicólogo romeno expõe o que considera uma mentalidade e uma forma de vida democrática em contraposição a uma mentalidade e forma de vida autoritária. Para Barbu, a forma de vida democrática é mais ampla e pressuposto da forma de governo democrático. Essa reflexão aparece em Freire quando o educador propõe uma educação para a criação de disposições mentais democráticas.





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