EPL (1965) | PO (1968) | PA (1996)/PI (1997) |
Sociedade Fechada Educação domesticadora (massificação) x Sociedade Aberta Educação para liberdade (povo) | Opressores Educação bancária (dominação) x Oprimidos Educ. problematizadora (libertação) | Neoliberalismo Educação tecnicista (ética do mercado) x Progressistas Educ. crítico-formativa (ética universal do humano) |
Sociedade em transição (democratização) | Mundo sem opressão (humanização) | Um outro mundo possível (humanização, Terra) |
Conscientização para o desenvolvimento nacional | Conscientização para libertação | Educar para a indignação, profecia, utopia |
Obstáculos: Autoritarismo e inexperiência democrática | Obstáculos: Sectarismos (dir. e esq.) e medo da liberdade | Obstáculos: Fatalismo e indiferentismo |
Pedagogia da Comunicação | Pedagogia do Oprimido | Pedagogia da Esperança, Autonomia |
Ênfase no indivíduo | Ênfase na classe social | Ênfase nas múltiplas opressões |
Legenda:
EPL: Educação como Prática da Liberdade
PO: Pedagogia do Oprimido
PA: Pedagogia da Autonomia
PI: Pedagogia da Indignação