"Diálogos com Paulo Freire": 2011/1º!

Neste primeiro semestre de 2011 o blog disponibilizará os instrumentos de pesquisa (mapas/sínteses conceituais, perguntas, glossários, bibliografias), textos, etc. produzidos durante a disciplina optativa "Diálogos com Paulo Freire".
Participe enviando comentários e sugestões!

terça-feira, 23 de março de 2010

Três momentos do pensamento freireano: quadro comparativo

EPL (1965)

PO (1968)

PA (1996)/PI (1997)

Sociedade Fechada

Educação domesticadora

(massificação)

x

Sociedade Aberta

Educação para liberdade

(povo)

Opressores

Educação bancária

(dominação)

x

Oprimidos

Educ. problematizadora

(libertação)

Neoliberalismo

Educação tecnicista

(ética do mercado)

x

Progressistas

Educ. crítico-formativa

(ética universal do humano)

Sociedade em transição (democratização)

Mundo sem opressão

(humanização)

Um outro mundo possível

(humanização, Terra)

Conscientização para o desenvolvimento nacional

Conscientização para libertação

Educar para a indignação, profecia, utopia

Obstáculos:

Autoritarismo e inexperiência democrática

Obstáculos:

Sectarismos (dir. e esq.) e medo da liberdade

Obstáculos:

Fatalismo e indiferentismo

Pedagogia da Comunicação

Pedagogia do Oprimido

Pedagogia da Esperança, Autonomia

Ênfase no indivíduo

Ênfase na classe social

Ênfase nas múltiplas opressões


Legenda:

EPL: Educação como Prática da Liberdade

PO: Pedagogia do Oprimido

PA: Pedagogia da Autonomia

PI: Pedagogia da Indignação

segunda-feira, 22 de março de 2010

PONTOS PARA ORIENTAR A ANÁLISE DO TEXTO:

Análise temática
Busca de compreensão, o mais objetiva possível, da ideias do autor. Saber o que ele quer comunicar. Conteúdo interno: restringe-se ao próprio texto.
1) Do que fala o autor, qual o tema ou assunto do texto?
2) Qual problema o autor se coloca, ou seja, por que o tema está em questão?
3) Que resposta o autor dá ao problema, que tese ele defende ao resolver o problema ou explicar o tema?
4) Como o autor demonstra/prova sua hipótese?
5) Que outras ideias secundárias o autor, eventualmente, defende no texto?

Análise interpretativa

Diálogo crítico com o autor. A compreensão do texto se dará a partir de elementos externos ao texto (contexto histórico, referenciais teóricos, biografia, etc). A profundidade de tal análise varia de acordo com o conhecimento do campo em que se situa o texto.
1) Situar o conteúdo escolhido (capítulo, trechos) para análise no contexto da obra de onde ela foi extraída e do pensamento geral do autor.
2) Situar o autor no contexto da história do pensamento de sua área de reflexão.
3) Explicitar os pressupostos implicados no texto. Isto é, os princípios – nem sempre explícitos – que justificam/fundamentam/dão coerência às ideias defendidas pelo autor.
4) Levantar ideias associadas às que são apresentadas no texto. Fazer aproximações, comparações, destacar diferenças com relação a outros autores e pensamentos.
5) Formular críticas (positivas ou negativas) à construção do texto. Tomar posição, de maneira fundamentada, com relação às ideias do autor. Apontar possíveis incoerências internas, falhas de argumentação, implicações. Concluir pela concordância ou não com o autor.

Referência:
Antônio Joaquim SEVERINO. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2009.

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